A beta alanina é um dos suplementos que mais tem chamado atenção de atletas e pessoas ligadas ao mundo dos exercícios, devido aos seus potenciais benefícios. No entanto, é necessário compreender se ela realmente pode ajudar na academia e se há outras vantagens em seu consumo.
Ter o corpo perfeito e bem definido são critérios fundamentais a quem faz musculação frequentemente e preza por ótimos suplementos que proporcionem melhorias. Atingir a hipertrofia ou o peso desejado pode ser um verdadeiro desafio, porém com a escolha do produto correto, é possível chegar a estes resultados. No entanto, antes de atingi-los, é importante entender como a beta alanina pode auxiliá-lo.
O que é a beta alanina?
A beta alanina é um aminoácido produzido no fígado, encontrado em poucas quantidades no intestino e rins, está presente em diversos alimentos proteicos como as carnes brancas e vermelhas, além de ser comercializado como suplemento alimentar.
A beta alanina é conhecida por fazer parte do grupo dos aminoácidos não essenciais, junto da arginina, glicina e glutamina, os quais o corpo realiza a sintetização mesmo que não sejam de origem alimentar.
Para que serve
A beta alanina tem se tornado popular por auxiliar a diminuir os níveis de fadiga ocasionados pelo treino, por ajudar na recuperação e melhorar o desempenho de atletas nas academias ou em demais esportes.
Se você já sentiu diversas vezes a sensação de queimação enquanto realiza qualquer exercício intenso, com a beta alanina você controla este feito de ardência para poder praticar mais.
Benefícios da beta alanina
Há benefícios que melhoram o rendimento nos treinos pesados e de curta duração, como os praticados por ciclistas e remadores, potencializando-se nos exercícios que causam esforço, como no futebol, lutas e crossfit. Saiba os principais benefícios da beta alanina:
● Diminuição da fadiga;
● Melhora o desempenho em atividades de grande intensidade e duração mínima;
● Retarda a sensação de exaustão;
● Ajuda na recuperação pós-treino;
● Dá mais energia para treinar.
Se você quiser potencializar esses efeitos da alanina, basta acrescentar em vitaminas, shakes e sucos outros suplementos como a creatina ou o Whey Protein, respeitando sempre a quantidade estipulada por seu médico.
Este é um dos suplementos que leva mais tempo para apresentar os efeitos desejados no organismo. Por ser cumulativo, pode ser que passe de 12 semanas para só então você perceber mudanças no seu treinamento e em sua resistência física.
Como tomar beta alanina?
O suplemento de beta alanina deve ser consumido diariamente com doses de 3,2 gramas diários ou, de acordo com a prescrição de seu endocrinologista ou nutricionista, conforme o seu peso corporal.
Por ocasionar parestesia, é necessário ingerir em dosagens intercaladas no decorrer do dia para evitar a sensação de pinicamento. Se você tomar mais do que o necessário, os sintomas são agravados, assim como é perdido também muito do aminoácido pela urina.
Pode misturar a beta alanina?
Em shakes, água ou vitamina você pode misturar a beta alanina e acrescentar suplementos de seu consumo diário, porém em doses mínimas porque o aminoácido deve ser ingerido sempre fracionado em até 3 gramas ao longo do dia.
Para saber a quantidade correta, converse com o nutricionista. Os organismos precisam de porções individuais que funcionarão especialmente para eles e ingerir uma dose orientada por uma pessoa sem experiência pode ser prejudicial à saúde.
Beta alanina tem efeito colateral?
O principal e mais notório efeito colateral é o de pinicamento em diversas partes do corpo, que tendem a surgir logo nas primeiras ingestões e podem permanecer ativos a depender da quantidade ingerida no dia.
Apesar desse produto causar a sensação de formigamento em regiões como os braços, pernas e boca, não é necessário ficar preocupado porque não é prejudicial e não atrapalha o seu desempenho nos treinos.
É sentido ardência na pele e ondas de calor que invadem o organismo, mas que desaparecem passados trinta minutos após o consumo. Os suplementos alimentares, como a beta alanina, precisam ser tomados com plena consciência dos efeitos, em que são seguidos os conselhos de profissionais da saúde para obter a eficácia desejada.
Beta alanina tem contraindicação?
Existem contraindicações às mulheres gestantes, lactantes e às crianças que não devem consumir nenhum tipo de complemento alimentar. Apenas pessoas adultas e liberadas por médicos é que podem adquirir os suplementos para incluir na dieta.
Além disso, se você fizer uso de medicamentos para doenças cardíacas, é necessário evitar o consumo da beta alanina. Antes de comprar, passe em um cardiologista para avaliar a sua situação e conversar sobre a possibilidade de usar o produto.
Embora haja essas restrições, a beta alanina é um dos suplementos mais seguros para consumir diariamente, desde que sem exageros para você não lidar com os efeitos negativos da parestesia.
Onde encontrar beta alanina?
Facilmente você encontra a beta alanina nos principais sites de saúde e bem-estar, em que a atenção é voltada exclusivamente à hipertrofia e perda de peso com saúde. Nestas lojas digitais, como a 3VS Nutrition, você se depara com os mais variados tipos de suplementos alimentares para consumir diariamente.
O produto é uma opção ideal para adquirir junto com a creatina e ingerir em doses fracionadas ao longo do dia. Ambos auxiliam quem treina com muita intensidade na musculação e quer ver os resultados surgindo.
Em muitas lojas físicas você encontra a beta alanina, assim como os mais famosos suplementos consumidos por quem gosta de treinar diariamente. No entanto, para assegurar se o produto é original, confira as informações na embalagem para não adquirir nenhum conteúdo modificado.
Quais os alimentos que tem beta alanina?
Se você quer montar uma boa dieta com alimentos ricos em beta alanina, consuma aspargo, mandioca, batata inglesa, cenoura, berinjela e beterraba, excelentes opções para fazer parte do almoço ou do jantar e por atuarem como boas uniões na preparação de sucos. Conheça mais alguns produtos para fazer parte de sua rotina:
● Aveia, cacau, cevada e centeio: ajudam no funcionamento intestinal;
● Coco e abacate: dão saciedade e ajudam na conquista de massa muscular;
● Avelã, nozes, castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas e amendoim: promovem saciedade e ajudam na perda de peso;
● Milho, feijão e ervilha: garantem o funcionamento pleno do intestino e ajudam a controlar a glicemia.
Todos os alimentos apresentados podem ser consumidos em uma dieta balanceada, que possibilite a ingestão de diversos nutrientes fundamentais para o corpo trabalhar adequadamente.
Estas são sugestões de ingredientes que podem estar presentes nas suas refeições, como a beterraba, berinjela e a mandioca, esta que contém carboidratos essenciais para te ajudar a ter mais rendimento durante os treinamentos.
Por que suplementos como a beta alanina chamam atenção das pessoas?
Após a pandemia de Covid-19, muitas pessoas começaram a se preocupar mais com a saúde e o consumo de suplementos alimentares aumentou neste período, como é o caso da beta alanina.
Por mais que estes tipos de produtos façam bem à saúde de qualquer pessoa, é muito importante ressaltar que eles não atuam como medicamentos, não previnem doenças e podem ocasionar problemas de saúde se usados incorretamente.
Em razões como estas, sempre que você tiver o interesse de comprar suplementos, converse antes com o seu nutricionista para entender as necessidades do seu organismo porque nem sempre se torna fundamental consumi-los e apenas com uma boa alimentação você já atinge os efeitos esperados.