Quem busca manter o corpo saudável realizando atividades físicas sabe que o uso de suplementos alimentares, como a creatina, são fundamentais para o aumento da massa muscular, além de outros benefícios para o corpo.
As atividades esportivas e a musculação têm feito parte da rotina das pessoas com muito mais frequência. Por conta desse aumento, a busca por suplementos que ajudem a potencializar os resultados obtidos com os exercícios físicos tem se tornado ainda maior.
O que é a creatina?
A creatina trata-se de um tipo de substância que pode ser produzida pelo próprio corpo humano através dos rins, pâncreas e fígados. Em sua composição há a presença de três aminoácidos muito característicos, que são a arginina, metionina e glicina. Elas são responsáveis pela reserva de energia nos músculos durante atividades físicas, tanto de curta como, também, de alta intensidade.
Além disso, é possível consumir a substância na alimentação, em alimentos como carnes e peixes e na forma de suplemento alimentar, encontrado no mercado de maneira concentrada.
Vale lembrar que essa substância é armazenada especialmente nas fibras musculares (por isso seu uso é recomendado para pessoas que praticam musculação e desejam desenvolver seus músculos através da rotina de exercícios) e outra parte, em menor quantidade, vai diretamente para o cérebro.
Para que serve?
A creatina é uma excelente fonte de energia para as células musculares e, por isso, seu consumo influencia na maior atividade dos músculos ao realizar suas tarefas, potencializando a força do indivíduo durante sua rotina de exercícios.
O uso adequado da creatina, alinhado a uma alimentação balanceada e uma série de exercícios bem estruturada, pode oferecer ao corpo humano muitos benefícios, tanto para pessoas que estão começando a malhar, como para atletas veteranos.
Quais os benefícios do uso da creatina?
Para quem busca potencializar o resultado de seus treinos com o uso da creatina, é muito importante ressaltar que seu uso pode trazer diversos benefícios ao organismo, entre eles:
● Combate a fadiga mental: O suplemento ajuda a prevenir o cansaço mental logo após a realização de uma tarefa estressante, assim como também auxilia na prevenção desse cansaço após uma rotina de exercícios mais pesada, o que colabora com as evidências de que este suplemento de fato tem bons efeitos sobre o cérebro;
● Aumento do metabolismo: De acordo com estudos, pessoas que consomem esse suplemento apresentam uma melhora em sua saúde metabólica. Outro estudo constata que pessoas com diabetes que passaram a consumir o suplemento com uma rotina de exercícios equilibrada por 12 semanas tiveram um maior controle de açúcar em seu corpo, além da diminuição da hemoglobina glicada;
● Ossos muito mais fortes: Conforme o corpo vai envelhecendo, os ossos tendem a se enfraquecer, por este motivo o consumo de creatina associada à prática de exercícios físicos auxilia na manutenção da força óssea;
● Menos gordura no corpo: O uso do suplemento junto em combinação com uma prática regular de exercícios garante um ganho de massa muscular, e reduz a quantidade de gordura no corpo.
Isso acontece devido a uma das principais propriedades da creatina que é potencializar o aumento de carga nos treinos e diminuir a fadiga muscular, fazendo com que o volume e a intensidade das práticas sejam elevadas, gastando assim mais calorias e resultando consequentemente em maior queima de gordura no corpo humano.
● Melhor desempenho nos treinos: Quando a suplementação da creatina acontece no corpo humano, ela tende a ficar ainda mais presente no organismo e por conta disso há uma maior aderência ao treino, fazendo com que o corpo não se sinta cansado tão facilmente. Seu uso auxilia para que o glicogênio, uma molécula que ajuda no combate ao cansaço, seja retida e com isso as atividades físicas tendem a ser mais duradouras e produtivas.
Os benefícios da creatina podem potencializar o organismo, colaborando para um corpo muito mais saudável e forte. Isso, especialmente, se seu consumo estiver aliado a boas práticas como uma dieta balanceada, visto que a alimentação pode potencializar seus efeitos, e uma rotina de exercícios bem elaborada.
Para quem a creatina é indicada?
O uso da creatina é indicado para pessoas que praticam atividades físicas e desejam potencializar os resultados de seus exercícios físicos, como o aumento da massa muscular, ossos mais fortes e melhor rendimento durante sua rotina de atividades.
Vale lembrar que o uso desse suplemento não é recomendado para gestantes, lactantes e menores de 19 anos. O ideal é buscar acompanhamento médico e autorização para fazer uso do suplemento nesses casos.
Devo tomar creatina todos os dias?
A forma como a creatina deve ser tomada deve ser orientada por um profissional. De acordo com a bula do produto, o consumo deve se manter em 3 gramas diárias. Porém, essa dosagem pode ser alterada conforme a necessidade de cada pessoa.
Vale ressaltar que os efeitos ao tomar o suplemento são imediatos, sendo necessário realizar o consumo e unir o mesmo as práticas saudáveis para começar a perceber os efeitos em seu organismo. O consumo antes ou depois dos treinos também não podem ser determinados, justamente porque os resultados não são instantâneos.
Outro fator importante a respeito da creatina é que o suplemento é geralmente encontrado em pó ou cápsulas em casas de produtos naturais ou especializadas na venda de suplementos para quem realiza atividades físicas, sendo em alguns casos necessário diluir em uma bebida de sua preferência ou água a quantidade recomendada para consumo.
Quais os efeitos colaterais?
A creatina, se ingerida de maneira exagerada, pode trazer alguns efeitos colaterais para o corpo, especialmente se um acompanhamento médico não estiver sendo realizado para analisar de perto os resultados do suplemento no corpo do indivíduo.
É válido lembrar que a ingestão de líquidos é muito necessária para quem faz uso, pois a baixa ingestão pode resultar em uma sobrecarga dos rins. Fique atento a informações sobre os efeitos colaterais a respeito da creatina, pois grande parte dos mesmos não possui nenhuma comprovação científica de que realmente pode fazer mal à saúde.
É importante ressaltar que o suplemento não possui calorias e também não auxilia no ganho de peso, porém seu uso está relacionado ao crescimento dos músculos, o que torna o corpo mais definido por conta da diminuição da gordura corporal.
Outra informação importante a respeito do uso da creatina é que os efeitos colaterais podem variar de acordo com cada organismo e que a inclusão do suplemento para potencializar os efeitos da rotina de exercícios deve ser acompanhada por um médico, que irá determinar a quantidade indicada para cada um de acordo com seu perfil.
O uso da creatina pode trazer diversos benefícios ao corpo humano, além de auxiliar diretamente no melhor resultado de uma rotina de exercícios. Por isso, para realizar seu uso corretamente, consulte um médico e obtenha uma melhora na sua prática de exercícios físicos, além do crescimento muscular e maior saúde óssea e mental com o uso desse popular suplemento.
1 Comment