como melhorar meu pré-treino

Ao contrário do que muita gente imagina, o pré-treino vai muito além do que apenas o consumo de suplementos. Essa preparação é fundamental para quem quer garantir mais energia e mais potência na realização de seus exercícios de forma que seja possível acelerar e potencializar seus resultados.

O pré-treino, como o próprio nome já diz, é a preparação para o seu treinamento físico, normalmente feito através de suplementos e de uma alimentação com foco em não só aumentar seu ganho de energia como também garantir um desempenho melhor durante as atividades físicas.

Mas será que você está fazendo o seu pré-treino da maneira certa? Aprenda como realizá-lo corretamente, os melhores suplementos e alimentos para consumir nesse momento, os benefícios de fazê-lo e principalmente como melhorar essa preparação ao longo deste artigo!

O pré-treino é importante?

Apesar do seu consumo não ser uma regra fixa, um bom pré-treino pode melhorar seus rendimentos e auxiliar nas atividades físicas – principalmente para quem pratica exercícios de alto impacto e intensidade. O pré-treino é importante para quem busca potencializar seus resultados e garantir mais energia para suas atividades físicas. 

Com o uso de suplementos ou por meio de uma alimentação focada nesse objetivo, é possível oferecer ao seu corpo todos os nutrientes que ele precisa para esse momento. Porém, antes de iniciar o uso de qualquer tipo de suplemento, é importante conversar com um nutricionista para que a escolha seja feita corretamente.

Quais os benefícios do pré-treino?

Sem dúvidas os benefícios do pré-treino são os que mais chamam atenção e fazem com que ele se torne cada vez mais comum para quem segue uma rotina de atividades físicas. Uma boa suplementação e alimentação pré-treino são capazes de potencializar seus resultados, através de benefícios como:

  • Aumento da energia;
  • Mais disposição para as atividades físicas;
  • Diminuição da fadiga muscular;
  • Auxilia na hipertrofia;
  • Aumento da resistência;
  • Mais força;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Maior concentração e foco;
  • Auxilia na queima de gordura.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios desse tipo de pré-treino, porém dependendo dos suplementos, podem existir benefícios específicos de cada um. Falaremos mais adiante sobre alguns dos melhores suplementos e os benefícios de cada um deles, que também são pontos-chave no momento da escolha, pois devem estar de acordo com seus objetivos.

treino alimentação pré-treino | mulher levantando um halter pesado na academia

Como melhorar meu pré-treino?

Existem diversas maneiras de potencializar o resultado do seu pré-treino e consequentemente dos seus resultados. Além da alimentação correta ou da escolha dos melhores suplementos para seu caso e objetivos, o pré-treino pode se tornar mais poderoso com algumas dicas.

São pequenas mudanças e adaptações na sua rotina que podem causar grande impacto positivo em seus resultados, por isso, jamais banalize pequenas alterações, pois elas podem render excelentes resultados. Confira abaixo como você pode melhorar o seu pré-treino e obter melhores respostas nas atividades físicas:

Tenha uma boa noite de sono

O sono é fundamental para uma vida mais saudável como um todo, afinal, é nesse momento que nosso corpo se recupera dos impactos causados no dia e se prepara para o próximo. Quando falamos em uma rotina de atividades físicas, com uma boa noite de sono conseguimos além de descansar, manter nossos hormônios nas taxas adequadas e garantir mais disposição para as atividades físicas.

Beba bastante água

O corpo humano é majoritariamente feito de água, por isso, manter o consumo adequado dela é fundamental para uma boa saúde, independente da prática de exercícios ou não. Porém, quando falamos sobre os atletas, amadores ou profissionais, o consumo de água precisa ser ainda mais intensificado, já que eles perdem muito mais através do suor.

Por isso, o recomendado é consumir no mínimo 600 ml de água cerca de 4 horas antes de iniciar os treinos e pelo menos 350ml 15 minutos antes de iniciar os exercícios. Mas de qualquer forma, esse consumo deve ser feito durante todo o dia e não apenas no período das atividades físicas.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Manter uma alimentação equilibrada e rica em carboidratos, proteínas e gorduras também é uma maneira de melhorar o seu pré-treino e garantir bons resultados. Cada uma delas desempenha um papel na sua alimentação que impacta diretamente o seu rendimento durante os exercícios físicos.

Por exemplo, quando falamos em carboidratos, eles são uma fonte de glicose que serve como um combustível muscular. Já as proteínas aumentam a síntese proteica nos músculos, sendo o que causa a hipertrofia. As gorduras vão ajudar a te manter ativo e no ritmo nas atividades, principalmente os que têm uma duração maior e intensidade de baixa a moderada.

O que evitar no pré-treino?

Quando pensamos no pré-treino, focamos em alimentos e suplementos que vão nos ajudar a potencializar nossos resultados, seja dar mais energia, melhorar o nosso foco ou até mesmo aqueles que causam impacto direto no nosso desenvolvimento muscular, por exemplo.

Apesar de todos os benefícios do pré-treino, feito através da alimentação ou de suplementos, existem alguns alimentos que não devem ser consumidos antes das atividades físicas, pois podem prejudicar seu desempenho ou até mesmo dificultar a realização de alguns exercícios, como é o caso dos:

Alimentos açucarados

Apesar de parecer uma boa ideia por proporcionar mais energia, os alimentos açucarados devem ser evitados. Isso porque os alimentos com alto índice glicêmico podem te levar a ter um pico de energia muito rápido, seguido de uma queda mais brusca, causando fadiga e redução do desempenho. Por isso, caso você goste de consumir as famosas barrinhas, certifique-se de sempre ler o rótulo e optar por aquelas que são livres de açúcar.

Vegetais ricos em fibras

Nossa alimentação precisa de vegetais para ser mais saudável e equilibrada, porém, esses são alimentos que devem ser evitados antes dos treinos. Os vegetais com muitas fibras como a couve-flor e o brócolis são mais difíceis de serem digeridos e podem causar desconforto abdominal durante os treinos.

Alimentos muito gordurosos

Alimentos com muita gordura, como o caso da carne vermelha, exigem mais esforço do nosso corpo para que a gordura se transforme em energia. Dessa forma, ao invés de dar mais energia para o treino, você pode ficar com mais cansaço e até mesmo fadiga. Por isso, é fundamental evitar o consumo de alimentos gordurosos antes da prática de qualquer tipo de exercício físico.

Energéticos

Muito cuidado com os famosos energéticos antes do treino. Além de serem ricas em açúcar, as bebidas energéticas também podem ter uma quantidade muito grande de cafeína e outras substâncias que podem causar nervosismo e aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos.

Quais os melhores suplementos pré-treino?

Além da alimentação, os suplementos também podem ser utilizados para potencializar os resultados dos seus treinos. Por conta dos benefícios desses suplementos para o pré-treino, eles vêm se tornando amplamente utilizados e muito recomendados para quem deseja dar um gás em seus resultados.

Existem diversas opções diferentes de suplementos, cada um indicado para um objetivo diferente, o que pode ser usado como um “filtro” para escolher o melhor suplemento para você, de acordo com seus objetivos. Confira a seguir algumas das melhores opções para esse momento e entenda como eles funcionam:

Beta alanina

Muito comum nos suplementos pré-treino, a beta alanina ajuda a restaurar o pH intramuscular, dessa forma retarda a fadiga e consegue melhorar a performance. Para atividades de alta intensidade, a beta alanina é uma excelente escolha. Porém, respeite a quantidade recomendada para evitar efeitos colaterais.

Taurina

A taurina também é um aminoácido que proporciona grandes benefícios para quem pratica atividade física. Isso porque ela ajuda a diminuir o risco de diversas doenças e melhora o desempenho esportivo. É considerada segura e não tem efeitos colaterais, desde que seja tomada nas doses adequadas.

Creatina

Considerada um dos melhores e mais utilizados suplementos, a creatina proporciona energia para os seus exercícios físicos, principalmente os de alta intensidade. Além disso, ela não precisa ser tomada apenas no pré-treino, mas a qualquer hora do dia. Por ser encontrada na versão em pó, pode ser facilmente diluída em diversos tipos de bebidas, facilitando sua ingestão ao longo do dia.

Proteínas

Os suplementos proteicos também são muito conhecidos e utilizados, pois auxiliam na hipertrofia e ajudam a diminuir os danos causados nos músculos. O famoso whey protein é um desses suplementos, porém existem ainda outras opções, como o BCAA e até mesmo as proteínas alimentares, como a carne ou a proteína vegana.

Arginina

Por atuar na dilatação dos vasos sanguíneos, a arginina consegue aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos, potencializando o seu desempenho durante a prática de exercícios físicos. Além disso, a arginina também consegue aumentar sua duração na atividade antes da exaustão. 

Carboidratos

Dentre os suplementos ricos em carboidratos, podemos mencionar a maltodextrina e o d-ribose, que garantem um fornecimento de energia mais rápido. Eles são recomendados para quem pratica exercícios de média e alta intensidade, além das atividades de duração mais longa.

Pré-treino tem restrições para iniciantes?

Normalmente, o recomendado antes de começar o consumo de suplementos no pré-treino, é sempre conversar com um nutricionista para entender suas necessidades, objetivos e escolher a melhor opção para você. Alguns pré-treinos podem causar alterações da pressão arterial e taquicardia, por isso, caso você sofra com problemas de saúde, é melhor evitar esse consumo.

Ao começar a utilizar esse tipo de suplementação, respeite sempre a dose indicada na embalagem conforme o seu peso corporal e não extrapole a quantidade recomendada para evitar problemas colaterais e até mesmo problemas de saúde. Busque sempre auxílio médico para realizar a escolha e a dosagem correta para suas necessidades.

Os suplementos se tornaram super populares e são excelentes quando utilizados da maneira correta. E justamente por conta dessa popularização, as empresas têm se esforçado em desenvolver produtos cada vez melhores e mais seguros para o uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *