qual a diferença entre glutamina e creatina

O mundo dos suplementos alimentares é vasto e alguns dos nomes que mais aparecem neste cenário são a glutamina e a creatina. Ambos os suplementos podem ser vistos como fundamentais tanto para a manutenção corporal, como para benefícios diretamente ligados à musculação e exercícios de alta intensidade e performance. 

Mas é preciso destacar que há uma diferença entre glutamina e creatina, assim como há também outras distinções em suplementos igualmente importantes para o corpo e o exercício físico. Além do nome parecido, não há muitas semelhanças entre cada um, o que de modo algum desmerece sua atuação, mas mostram o quão rico é cada nutriente e como podem melhorar sua rotina de exercícios de maneiras diferentes. 

O que é a glutamina?

A glutamina é considerada um aminoácido não essencial, ou seja, ela pode ser produzida por nosso organismo. Na verdade, de todos os aminoácidos não essenciais presentes no corpo, a glutamina é um dos mais abundantes. Essa abundância não é sem razão, já que este nutriente está associado a diversos processos bioquímicos. 

Como todos os aminoácidos, a glutamina está associada a construção de tecido, músculos, a síntese de outros nutrientes, produção de hormônios, enzimas e neurotransmissores. Sua atuação promove benefícios para quase todas as áreas do corpo, sendo especialmente importante para: 

  • Fortalecimento do sistema imunológico; 
  • Manutenção das mucosas intestinais; 
  • Ação antioxidante;
  • Produção de novos tecidos e células.

Para as células presentes no intestino, a glutamina é a principal fonte de energia e responsável por sua manutenção. E mesmo muito abundante em nosso corpo, este aminoácido é tão importante que vale a pena recorrer aos suplementos para manter seus níveis adequados no organismo. 

O que é a creatina?

‌A creatina é uma substância orgânica e embora não seja exatamente de um aminoácido é formada por três deles: arginina, glicina e metionina. Depois de sintetizada – ou consumida -, a creatina atua principalmente nas fibras musculares e no cérebro, o que denota a sua importância para a saúde, principalmente para a construção muscular. 

Uma das funções mais associadas à creatina é a produção de energia celular, especialmente nas células musculares. A creatina por se alojar nos tecidos de massa magra promove ali benefícios diretos e essenciais para a musculação. 

A creatina também está associada à proteção muscular, pois previne a inflamação, garante o ganho muscular, a manutenção dos músculos e também o ganho de densidade óssea. Por atuar também no cérebro, o nutriente também promove ganhos no órgão, principalmente na melhora do sono, concentração e funções básicas como aprendizagem. 

Qual a diferença entre glutamina e creatina?

A diferença principal entre glutamina e creatina é que a primeira se trata de um aminoácido, já a creatina é uma substância orgânica diferente, que mesmo composta por aminoácidos faz parte de outra síntese. Outra diferença vital é a área de atuação, embora ambos nutrientes promovem energia celular, a creatina se destaca neste quesito.

No entanto, isso não desmerece em nada a glutamina, que está associada a outros processos, como no fortalecimento do sistema imunológico, na síntese de proteína, nas defesas do intestino e como anti-inflamatório. Ambos os nutrientes e potenciais suplementos devem ser consumidos combinados, não se tratam de rivais e o consumo de um de forma alguma desabona o outro. 

Benefícios da glutamina

A glutamina está associada a diversos processos do corpo e é aí que seus benefícios são notoriamente listados. Como aminoácido não essencial, mas, ao mesmo tempo abundante no corpo, a glutamina atua em vários processos bioquímicos importantes e até na absorção de outros nutrientes. 

Esses benefícios fazem sentido tanto para pessoas que precisam de mais energia para a musculação e exercícios físicos, como para a disposição natural e rotina diária. Com isso, podemos resumir os seus benefícios em:

  • Antioxidantes: a glutamina combate o envelhecimento precoce por meio da sua atuação antioxidante, que atua contra os radicais livres e a oxidação celular; 
  • Fortalece o sistema imunológico: o aminoácido atua no sistema imunológico e o fortalece, especialmente no fornecimento de energia; 
  • Anti-inflamatório: a glutamina está associada ao combate da inflamação e até mesmo de infecções;
  • Manutenção muscular: Por conta de sua atuação anti-inflamatória, a glutamina previne o desgaste muscular após exercícios causado por inflamações; 
  • Síntese de proteína: A síntese de proteína causada pelo nutriente permite que o corpo tenha mais energia e tecidos sejam formados com boa qualidade; 
  • Atuação no intestino: O aminoácido é essencial para a flora intestinal, para a formação da mucosa, sua produção e bom funcionamento. 

Com todos esses motivos, mesmo se tratando de um dos aminoácidos mais abundantes do corpo, faz sentido consumir suplementos de glutamina para reforçar sua saúde. Na 3VS Nutrition, você encontra glutamina de qualidade, capaz de fornecer todos os ganhos necessários para suas células e processos biológicos. Confira outras opções no e-commerce! 

mulher loira sorriso perfeito em uma roupa esportiva elegante demonstre musculos creatina glutamina

Como tomar?

A glutamina pode ser tomada todos os dias com uma dose diária de 8 a 12 gramas. Seu consumo pode ser realizado diversas vezes por dia, onde a dose é dividida em até 3 vezes, sendo consumida próxima de refeições, ou antes do treino. A ingestão deve ser realizada com líquidos, seja água, sucos ou mesmo leite. 

Benefícios da creatina

Assim como a glutamina, a creatina traz inúmeros benefícios para seu organismo, que pasmem, vão muito além da criação de massa muscular e disposição para exercícios. Na realidade, a creatina tem uma área de atuação extensa e é frequentemente indicada e recomendada como auxílio para outros tratamentos. 

Veja a seguir quais são esses benefícios e compreenda a extensão da ação deste nutriente incrível, um dos mais indispensáveis para nossa saúde. Entre suas diversas atuações, a creatina se destaca por: 

  • Promover energia celular: a creatina é conhecida pelo seu efeito nas células ATP, que basicamente promove energia para todo tecido celular; 
  • Melhora os treinos: os músculos utilizam creatina durante movimentos rápidos e explosivos, típicos movimentos utilizados durante o treino; 
  • Recuperação do treino e ganho de massa: a creatina por se concentrar principalmente nas fibras musculares previne a fadiga e aumenta a massa; 
  • Atuação cerebral: a creatina permite que o cérebro tenha suas funções potencializadas, em especial no foco e concentração;
  • Neuroprotetora: boa parte da creatina se concentra no cérebro, o que garante propriedades neuroprotetoras ao nutriente. 

Todos esses benefícios associados à creatina mostram como esta substância se trata de um dos nutrientes mais importantes e interessantes para sua saúde. Embora seja produzida e sintetizada pelo organismo, especialistas dizem que seus níveis muitas vezes estão abaixo do adequado e utilizados durante nossa rotina. 

homem forte treinando na academia creatina glutamina

Como tomar?

As doses recomendadas de creatina são de 3 a 5 gramas por dia, no entanto, pode acontecer que a sua demanda particular pelo nutriente seja maior, para verificar é necessário procurar o parecer de um especialista. O ideal é consumir a creatina próxima às refeições ou até mesmo antes do treino como pré-treino. Ela pode ser consumida tanto com água, sucos, leite ou com qualquer outro tipo de líquido

Onde comprar glutamina e creatina?

‌E para comprar glutamina e creatina de qualidade em um e-commerce confiável, você pode contar com a 3VS Nutrition, a sua loja de suplementos alimentares! Com a 3VS Nutrition você tem todos os nutrientes em um só lugar, todos com muita qualidade entregues direto em sua casa! 

Navegue entre outros suplementos da loja e verifique as opções disponíveis para enriquecer não só seus treinos, mas toda a sua vida e rotina. Com os nutrientes adequados seu corpo terá muito mais disposição e poderá se exercitar com mais desempenho. 

A glutamina e creatina podem não ser parecidas, mas são igualmente fundamentais para a sua saúde e para que seus treinos tenham eficiência. Essas substâncias especiais garantem não só maior ganho de massa muscular, mas promovem a boa saúde de modo geral. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *