A ingestão de Whey Protein é feita por milhões de atletas diariamente. No entanto, há pessoas que precisam ter mais cuidado e atenção com seu consumo, uma vez que este produto tem leite em sua composição.
Como modo de se precaver e cuidar da saúde sem ser prejudicado pelos compostos do proteico, cabe a você compreender como o seu organismo reage ao que o leite oferece, analisando os sintomas e sinais no pós-uso caso desconfie do problema de intolerância.
O que é o whey protein?
É um suplemento extraído do soro de leite através da filtragem, microfiltragem e pasteurização. A depender do Whey a ser fabricado, acontece a divisão entre os concentrados, isolados e hidrolisados, que possuem níveis de absorção mais rápidos ou lentos.
No processo de compra de Whey Protein você deve analisar o que ele oferece de inovador e avaliar sempre o seu nome. Tenha atenção quanto aos produtos concentrados, uma vez que oferecem 80% de proteínas e a absorção seja muito lenta devido às partículas da proteína não terem tido a quebra adequada.
O hidrolisado é um dos que mais entregam a proteína em seu estágio puro, com poucos níveis de gorduras e carboidratos. Além disso, possui uma quebra de partículas menores e mais fáceis de absorver.
Para que serve?
O whey atua na reposição de proteína perdida pelo tecido muscular após um treino muito intenso na academia ou no crossfit. A parte muscular sofre com microlesões que podem ocasionar dores, desconfortos e falta de força, onde entra o Whey Protein com seus benefícios proteicos.
A absorção do Whey Protein acontece rapidamente com o pó hidrolisado, portanto, se você tem o hábito de frequentar a academia todos os dias, sem intervalos para descansar, a inserção do suplemento na dieta se torna necessária. A reposição traz bem-estar e mais eficiência na realização de seus treinos, assim como na melhora de performance.
Todas as pessoas podem fazer seu consumo sem medo, desde que entendidas de que o suplemento é feito com base no soro do leite e que pode gerar malefícios em pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose.
Quem tem intolerância à lactose pode tomar whey protein?
Pessoas com intolerância à lactose podem tomar o proteico sem medo, uma vez que exista uma das versões fabricadas que não fazem mal ao organismo. O ideal, a fim de não ter problemas com a saúde, é respeitar a dose na preparação e não consumir mais de duas vezes, sem necessidade.
Vale ressaltar que o Whey Protein tem indicação de uso sempre após o treino às pessoas que são muito ativas na academia e buscam intensidade e elevação de carga. Quando o cansaço surge, o corpo precisa descansar e você deve se alimentar adequadamente de um bom e completo prato que pode conter o suplemento.
Pode misturar Whey com leite?
É permitido, caso seja leite zero lactose. Leites integrais comuns geram dores estomacais como gases, sensação de náuseas ou diarreia instantânea. A inclusão deste líquido pode ser realizada mesmo sem a enzima lactase funcional no seu organismo, lhe proporcionando uma rotina mais leve, agradável, livre de problemas intestinais e melhorando a sua concentração na academia.
Atualmente, você encontra mais opções disponíveis no mercado sem ter que deixar o leite de lado, caso goste da bebida. Muitas pessoas adoram bebê-lo misturado com o Whey Protein por gerar um sabor mais gostoso e auxiliar na saciedade e aumento energético.
Por que as pessoas têm intolerância à lactose?
Isto acontece porque o organismo não consegue mais digerir o açúcar presente no leite, que é a própria lactose. Neste caso, o intestino não possui a enzima lactase, responsável pela decomposição do açúcar ao transformá-lo em carboidratos que facilitam o corpo absorvê-los.
Vale ressaltar que não é uma doença e não deve ser caracterizada como tal. É apenas a falta de uma enzima necessária e você consegue se cuidar através de uma ótima dieta ou medicamentos mediante prescrição médica baseada em exames.
Como o intolerante a lactose pode tirar o leite da rotina?
Tire todos os alimentos que contenham leite e seus derivados, pois mesmo os queijos e laticínios tendem a causar desconforto abdominal. Substitua por mais frutas, verduras, legumes e não consuma nada com uso de leite. Caso necessário, opte sempre pelo zero lactose.
Hoje em dia, a indústria entrega muitos produtos focados nos intolerantes, portanto, você pode consumir barras de chocolate que atendam esta necessidade e não o deixem passar vontade.
Qual o melhor whey para intolerante a lactose?
A versão isolada tem pouco ou quase nenhum teor de açúcar e gorduras provenientes do leite, o que a torna mais adequada a uma pessoa intolerante e mesmo se você ultrapassar as doses recomendadas do scoop, o proteico não causa problemas significativos, e seu corpo não reagirá negativamente, como acontece com quem consome o concentrado.
Além disso, com o Whey Protein, você trabalha com mais receitas saborosas ao invés de consumir somente com água ou leite. Para muitas pessoas este é um método que se torna repetitivo e cansativo, fazendo-as buscar alternativas práticas e adaptáveis à rotina.
Qualquer receita específica que tenha leite você pode substituir por soja, um dos mais comuns no mercado e mais fáceis de trabalhar. Se tiver preferência pelo leite de coco, é mais uma opção disponível à aquisição e inserção em suas receitas na cozinha.
Crepe ou crepioca são duas alternativas de receitas com o Whey Protein e o melhor é que não precisa de leite e, mesmo que precisasse, é possível escolher pelo que é mais prático à sua rotina.
Como tomar whey protein isolado?
Respeite o scoop e a quantidade demarcada de uso ao acrescentar com leite zero lactose ou água. Misture no liquidificador e beba após o seu treino ou horas antes, caso tenha esta preferência. Não acrescente açúcar, uma vez que o suplemento é feito com o foco em auxiliar no emagrecimento e ganho de massa magra.
Conforme orientado mais acima, há opções nutritivas que podem ser incluídas em sua rotina com base nas suas preferências alimentares. Se você gosta de crepes ou crepiocas, assim como bolos e sorvetes, consegue prepará-los rapidamente e lanchar em horários intercalados como maneira de controlar a fome e obter saciedade.
O que acontece se aumentar a dose de Whey Protein?
Quando você usa por conta própria sem aconselhamento e exagera, ocorre aumento de peso significativo, atrapalhando na sua dieta, caso fosse a sua intenção emagrecer. O controle do medidor te auxilia a evitar errar na colocação do pó junto ao leite e você mantém seu peso balanceado com o uso consciente do suplemento.
Em muitas ocasiões, é indicado sempre conversar com um nutricionista que lhe fará a recomendação das quantidades diárias de Whey Protein, além de preparar uma dieta baseada no que você precisa.
Qualquer pessoa que sofre de intolerância à lactose pode ter a oportunidade de consumir um dos melhores suplementos proteicos já feitos e incluí-lo no dia a dia, aumentando o foco na academia, elevando suas cargas e se desafiando.