nutrição qual a importância para quem pratica atividade física

Os suplementos são grandes aliados, que auxiliam as pessoas a obterem resultados positivos na academia – porém, não podem se tornar sua principal fonte alimentar. Ter uma dieta para comer bem é fundamental para prevenir problemas sérios de saúde no futuro, nos quais a suplementação não poderia impedir.

Com a rotina acelerada da cidade, quase sempre é impossível manter uma nutrição saudável e bem equilibrada. No entanto, é fundamental que os indivíduos que praticam exercícios físicos tenham disciplina para manter uma alimentação regrada e que vá além do consumo de suplementos para atingir o seu objetivo, evitando inclusive ingerir apenas os que são ricos em gorduras e que não trazem nenhum tipo de vantagem às pessoas.

Qual a relação entre nutrição e atividade física?

O consumo de carne vermelha, de peixe ou suína apresenta uma grande ligação com a prática física por conter creatina em sua composição, assim como o frango que possui uma boa dosagem de proteína e ambos estão associados às pessoas que visam hipertrofiar ou emagrecer com saúde.

Estes são os alimentos mais consumidos por quem faz academia, crossfit ou calistenia por entregarem benefícios ao corpo. Esse tipo de nutrição ajuda na obtenção de vitaminas e minerais fundamentais para o bom desempenho na musculação.

Vale ressaltar que, igualmente às carnes que fornecem creatina e proteína, as frutas dão ao corpo mais disposição da mesma forma que a arginina ou a cafeína, que o mantém focado nas atividades físicas. 

O diferencial de consumir uma fruta é por ela conter nutrientes fundamentais ao corpo, como o potássio encontrado na banana e que auxilia os músculos a trabalharem adequadamente na hora de malhar. 

mulher atletica adicionando morangos ao fazer salada de frutas na cozinha nutrição

Por que ela é tão importante?

Com uma nutrição adequada você protege o seu corpo contra a má-nutrição, evitando que doenças crônicas como a hipertensão arterial ou a diabetes apareçam. Gorduras saturadas precisam estar minimamente presentes na sua rotina, correspondendo a menos de 10% da alimentação e, se estiver com o percentual elevado, é importante corrigir com ajuda de especialistas.

Se você treina frequentemente e usa suplementos, porém nunca observou nenhum tipo de resultado significativo, quer dizer que a sua alimentação está pobre em fontes proteicas, minerais e vitamínicas. 

Comer muitas frutas, legumes, verduras, ingerir dois litros de água e evitar comer qualquer alimento que tenha açúcares e gorduras trans te ajuda a perder peso, fortalecer os músculos e conquistar mais disposição para as suas atividades diárias.

Benefícios de uma boa nutrição para quem pratica atividade física

Se exercitar diariamente, suplementar a alimentação e manter uma dieta saudável trazem inúmeros benefícios à sua saúde, como a perda de peso. Quando você se alimenta corretamente, se sente satisfeito e não precisa “beliscar” nenhum pedaço de pão fora de hora, o que prejudicaria a conquista do corpo perfeito. Além deste fator vantajoso, há outros como:

  • Previne contra doenças cardíacas como a hipertensão, doença isquêmica, cerebrovascular e arterial periférica;
  • Ajuda a controlar a diabete;
  • Melhora o seu humor por diminuir os picos de estresse retidos no corpo;
  • A sua noite de sono melhora porque há gasto energético regular na prática física e quando bem alinhado à alimentação, você não fica agitado;
  • Diminuição do risco de câncer;
  • Fortalece os ossos e os seus dentes.

Com ajuda dos suplementos, a sua dieta se torna mais completa e você deixa de sentir fome em horários inadequados, como após o almoço ou o jantar. Se você tem este tipo de problema, é possível controlá-lo com ajuda de um bom especialista na área da nutrição.

Malefícios de não comer bem: quais são?

Quando você não se nutre direito por falta de tempo, as chances de você sofrer com problemas sérios no organismo são maiores. Mesmo que não sejam perceptíveis no decorrer dos dias, com o passar dos anos você acaba descobrindo que doenças surgiram devido a uma má-alimentação, como a:

  • Gastrite: inflamação crônica da mucosa, localizada nas paredes internas do seu estômago. Ocasiona-se por falta de alimentação ou por comer demais com um intervalo muito longo;
  • Colesterol alto: com o aumento do colesterol, as veias e artérias ficam entupidas, levando uma pessoa a ter derrame ou infarto. É possível desenvolver a doença por péssima alimentação ou por problemas do próprio organismo;
  • Obesidade: esta é uma doença causada por acúmulo de gordura no corpo, causando diversos problemas na saúde, como a falta de mobilidade;
  • Osteoporose: dieta feita com carnes gordurosas, açúcar refinado e alimentos ricos em gorduras são os principais causadores da doença;
  • Diabetes: apesar de ser gerada também por fatores genéticos, a diabete aparece através da resistência do corpo à insulina diante de uma alimentação ruim;
  • Cansaço: a sensação de estar cansado ou esgotado mesmo após dormir, é sinal de uma dieta pobre em vitaminas.

Além de haver todos estes problemas futuros na vida de uma pessoa, há diversos sinais que auxiliam você a entender que comer alimentos gordurosos estão prejudicando o funcionamento do seu corpo. Estes são os principais sinais:

  • Queda de cabelos em excesso: fios opacos, quebradiços e com queda constante são sinais de falta de minerais como o zinco e ferro;
  • Baixa imunidade: ficar gripado ou resfriado constantemente é um sinal claro de que o seu corpo está com deficiência em vitaminas, justamente por você não ter se alimentado de frutas e vegetais;
  • Unhas quebrando: o problema de unhas quebradiças pode ser hormonal devido ao hipotireoidismo ou por falta de comer adequadamente legumes;
  • Irritação frequente: assim como no caso da unha quebrando, o hipotireoidismo pode ser uma das causas da irritabilidade, porém se você já sabe que não sofre da doença autoimune, significa que a sua alimentação está inadequada.

É importante conversar com um médico para entender estes sinais e saber o que os ocasiona. Se for constatado apenas a falta de uma boa dieta, passe em uma consulta com o melhor nutricionista de sua cidade para entender o que você pode comer.

Como se alimentar bem?

Para se alimentar adequadamente, é importante consumir pratos ricos em fontes de fibras, minerais, vitaminas, cálcio e proteínas. Verduras, legumes e frutas são essenciais para fortalecer o corpo e quando combinados com laticínios e carnes brancas ou vermelhas, você adquire mais disposição e energia.

Nunca coma com pressa de acabar logo a comida porque, ao fazer isso, o seu corpo não digere direito o alimento e você não fica saciado como deveria. Aprecie o prato que você montou e sinta o gosto de cada ingrediente até ficar satisfeito.

Além disso, a ingestão de água todos os dias possibilita que o corpo funcione adequadamente, regulando a temperatura corporal, melhorando a hidratação e favorecendo o funcionamento do intestino.

Suplementos alimentares para auxiliar a prática de atividade física

Os principais e mais procurados são o Whey Protein, creatina, BCAA, beta-alanina, termogênicos e L-Carnitina devido aos benefícios fornecidos. Pessoas iniciantes e experientes podem fazer o consumo desde que tenham conhecimento pleno sobre as doses corretas e quantas vezes por dia devem ingerir um dos suplementos alimentares.

Se você busca ter disposição na academia, a creatina é uma das mais recomendadas porque te dá mais energia para você atingir os resultados desejados, desde que aliados à boa alimentação e atividade física.

Onde encontrar suplementos?

Para encontrá-los é necessário visitar lojas online ou físicas que vendem os melhores suplementos, como o Whey. No entanto, antes de fazer a sua compra é fundamental ler as principais informações contidas no rótulo do produto para saber se aquele se trata de um original ou apenas farinha misturada a outros compostos químicos.

Sites como o da 3VS Nutrition são os mais recomendados por serem tradicionais e venderem produtos de alta qualidade, que condizem com o que é oferecido, desde que você tenha um objetivo a atingir, como a perda de peso ou hipertrofia. Se você apenas consumir e não comer bem, tampouco se exercitar, não ocorre nenhuma das melhorias esperadas.

Conosco você aprende a importância de se alimentar bem, mantendo o cuidado com o que é ingerido para não desenvolver doenças a longo prazo. O organismo precisa de uma dieta balanceada que fortaleça o corpo e dê mais energia, melhorando o seu rendimento nos treinos.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *