Os suplementos são essenciais para quem pratica musculação, uma atividade que exige alta performance e desempenho do corpo. Cada suplemento tem o seu papel, fortalecendo os músculos, proporcionando mais energia para a prática de exercícios físicos e até mesmo recuperando os tecidos do corpo após atividades intensas.
Há um leque de opções dentro do mercado, por isso, separamos os principais suplementos que você deve consumir caso pratique musculação – confira e torne a sua prática mais proveitosa!
O que são suplementos alimentares?
Os suplementos nutricionais, nada mais são, do que fontes de nutrientes concentrados. Não são muito diferentes do que os alimentos comuns, com a distinção de serem nutrientes puros como vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos, entre outros.
Os nutrientes são substâncias bioquímicas essenciais para que nosso organismo funcione e desempenhe suas diversas funções e processos da melhor maneira possível. Em outras palavras, para que nosso organismo funcione corretamente e seja saudável.
Outra situação ainda mais específica que fazem dos suplementos essenciais são atividades físicas de alta intensidade, em especial aquelas que custam muito ao organismo, que é o da musculação. Aqueles que praticam musculação precisam de muito mais nutrientes que uma pessoa que não faz qualquer atividade.
Esses indivíduos necessitam de uma ótima recuperação, fortalecimento e crescimento dos seus músculos e somente a suplementação pode garantir que todos esses processos serão seguidos pelo organismo.
Por esses motivos que os suplementos são essenciais a todo praticante de musculação. E a recomendação é estendida a todos os outros atletas de diversas modalidades e aos praticantes de exercícios de alta intensidade e desempenho.
Principais suplementos para quem pratica musculação?
É fato que quem pratica musculação deve suplementar. Mas, é claro, que não é qualquer suplemento que precisa ser consumido – existem aqueles que são mais essenciais e obrigatórios a todo praticante da musculação e devem estar presentes em sua alimentação.
Todos esses suplementos têm seu lugar na manutenção dos músculos e no aumento da performance para que o organismo consiga aguentar todas as atividades de alta intensidade. Confira quais os principais suplementos que todo praticante de musculação deve tomar!
Whey Protein
O Whey Protein é um dos suplementos mais essenciais para um praticante de musculação. Esse suplemento é retirado do soro do leite e é uma proteína riquíssima em aminoácidos essenciais.
As proteínas do Whey estão presentes em diversos processos do organismo, servindo como reserva de energia, importante na produção de hormônios e até mesmo essenciais para o sistema imunológico. Para os praticantes de musculação as proteínas garantem músculos muito mais saudáveis, auxiliando em seu crescimento e permitindo atividades mais extenuantes. Entre seus principais benefícios estão:
● Fonte de energia: Os aminoácidos e a proteína do Whey são uma das fontes de energia mais preciosas para atletas. Como o Whey é muito fácil de digerir o seu efeito energético que é rapidamente sentido pelo organismo, que necessita da proteína para sintetizar hormônios como leptina, essencial para o equilíbrio energético, e transportar outros nutrientes;
● Manutenção muscular: O Whey e seus aminoácidos têm a importante função de construir músculos. Quando combinado com um bom treino e prática dos exercícios, o Whey ajuda a aumentar a força e no crescimento da massa magra, os músculos;
● Reparação do tecido: O Whey também repara os tecidos musculares depois do treino, previne lesões causadas durante o exercício e também promove uma recuperação rápida e adequada para a rotina do praticante de atividades físicas;
● Auxilia o sistema imunológico: Um dos efeitos mais interessantes do Whey Protein é auxiliar no sistema imunológico, já que o Whey contém imunoglobulinas, anticorpos que atuam na proteção contra agentes patogênicos e auxiliam a resposta imunológica.
Esses são efeitos que todo atleta necessita e justifica o consumo da suplementação do Whey Protein!
Caseína
Como o Whey Protein, a caseína é um suplemento retirado do leite. No entanto, enquanto o Whey é extraído do soro, a caseína é extraída diretamente do leite bovino. Ela também é uma proteína com efeitos indispensáveis para o praticante da musculação e mesmo sendo também proteína láctea, a caseína não deve substituir o Whey ou vice-versa.
Enquanto o Whey tem rápida absorção do organismo, como comentamos acima, a caseína é conhecida como “proteína lenta”, sua absorção é demorada e sua digestão prolongada. Devido a esse efeito mais lento, a caseína é importantíssima para o tratamento dos músculos, na sua recuperação e fortificação. A caseína reduz a degradação muscular e é essencial para sua manutenção fora dos treinos.
BCAA
Se lembra dos aminoácidos que mencionamos estarem presentes no Whey Protein? Esses são o BCAA, e parte da importância que o Whey tem vem desses nutrientes.
A sigla BCAA significa Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Esses aminoácidos são essenciais, ou seja, não podem ser sintetizados pelo organismo e para você ter seus benefícios é necessário suplementar. O BCAA é composto por três desses aminoácidos: L – Valina, L – Leucina e L – Isoleucina.
Para os praticantes de musculação esses aminoácidos são essenciais e participam da síntese proteica que é o processo realizado pelas células para produzir ainda mais proteínas e reparar os tecidos como o músculo. O BCAA também auxilia na recuperação e produção de energia.
Embora esteja presente no próprio Whey Protein, o BCAA pode ser consumido separadamente e seus benefícios podem ser combinados com o consumo do Whey.
Albumina
A albumina é um dos suplementos mais consumidos para quem busca ganho muscular. Sua origem vem da clara do ovo que é seca de modo instantâneo, sem qualquer conservante ou outra substância.
A preciosidade desse suplemento está em sua concentração de proteína. Para se ter uma ideia, a cada 100g do suplemento, 80g são a mais pura proteína. Além de auxiliar na manutenção dos músculos, aumento da energia e até mesmo da massa muscular, a albumina tem a vantagem de ser rapidamente processada pelo organismo e absorvida pelo corpo.
Glutamina
Diferente do BCAA, a glutamina é considerada um aminoácido não essencial, ou seja, significa que é produzida pelo nosso corpo. Mas isso não quer dizer que sua suplementação seja ineficaz ou desnecessária.
Para atletas de alta performance os níveis naturais de glutamina podem não ser suficientes, e por isso é necessário suplementar para desempenhar suas funções e trazer os benefícios que são:
● Recuperação muscular: Após exercícios intensos, a glutamina auxilia o organismo e músculos a se recuperarem e também é essencial para que os músculos não sofram lesões e degradações durante o treinamento e exercício de alta intensidade;
● Melhora a saúde do intestino: A glutamina atua para que as células intestinais continuem absorvendo outros nutrientes, o que indiretamente favorece a saúde do atleta e fortalece até mesmo sua imunidade.
Como comentamos sobre os suplementos, mesmo que estejam presentes em nossa alimentação e organismo naturalmente, os praticantes de musculação necessitam da suplementação para suas atividades.
Creatina
A creatina é uma substância orgânica essencial para os atletas, sendo um dos suplementos mais consumidos em todo o mundo. Ela atua no metabolismo e no transporte e armazenamento de energia das células.
A razão que faz da creatina uma estrela entre os praticantes da musculação é que a substância é convertida em fosfocreatina dentro das células musculares e isso a transforma em uma reserva de energia para atividades de alto desempenho, em especial a de curta duração. E é exatamente isso que caracteriza os exercícios da musculação, alta intensidade e curta duração. Isso faz com que a creatina seja essencial no aumento do desempenho físico.
A creatina pode ser produzida e sintetizada pelo nosso corpo, mas sua suplementação é uma estratégia mais do que bem-vinda para potencializar os efeitos e benefícios do nutriente.
Termogênico
Para aqueles que estão em fase de preparação física ou que estão começando na musculação, o termogênico pode ser um dos suplementos mais adequados.
O termogênico afeta o metabolismo e influencia na queima de gordura e no gasto de energia, aumentando em muitos casos o calor gerado pelo organismo. Embora tenha um efeito positivo sobre o emagrecimento, é necessário deixar claro que o termogênico por si só não emagrece, mas auxilia na definição e queima de gordura quando é combinado com exercícios e dieta adequadas.
Beta Alanina
A beta alanina é mais um aminoácido não essencial. Mas sua função se destaca dos demais e fortalece a necessidade da sua suplementação, em especial para atletas e praticantes de musculação.
A razão para que a beta alanina seja um dos suplementos mais consumidos é que sua ação se dá na proteção oferecida ao corpo contra a fadiga muscular, cansaço físico e exaustão. Ou seja, com o consumo da beta alanina é possível treinar mais, por mais tempo e de modo mais intenso. Além desses benefícios, a beta alanina é um poderoso antioxidante e combate o envelhecimento precoce das células.
Quais cuidados devo ter ao usar suplementos?
Os suplementos alimentares são em sua maioria livres para o consumo e existem poucas contra indicações. No entanto, é necessário parcimônia ao consumi-los e se atentar às doses recomendadas pelo fabricante do produto.
Outro ponto que requer atenção é quanto à consciência ao utilizar os suplementos. Encare cada um deles como reforço à dieta, treino e exercícios. Os suplementos são interessantes e essenciais, porém não podem realizar milagres e fazer todo o trabalho.
Devo consultar um especialista antes de começar a tomar os suplementos?
A rigor não é necessário buscar o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo para consumir suplementos. No entanto, consultar um especialista é sempre interessante e benéfico, em especial para os praticantes de musculação que querem levar as atividades a um próximo nível.
Caso você ache que é necessário aumentar a dose de consumo dos seus suplementos, então o acompanhamento de um especialista se torna essencial.
Onde comprar suplementos?
Os suplementos podem ser comprados nas melhores lojas de suplementação, sejam lojas físicas mas também online! Hoje em dia há diversos e-commerces especializados em suplementos com opções incríveis para você, como no caso da 3VS Nutrition.
Agora que já entendeu tudo sobre os suplementos, não deixe de colocá-los em sua dieta, seja você um atleta de musculação, entusiasta, praticante de qualquer exercício ou apenas preocupado com sua saúde!