qual é o efeito colateral da creatina

Bastante consumida por atletas e amantes da musculação, a creatina pode gerar efeitos contrários daqueles esperados ao organismo. No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos acerca do tema visando compreender quais são os efeitos colaterais do suplemento ao organismo humano.

O surgimento de efeitos colaterais pelo consumo de creatina varia de indivíduo para indivíduo. Assim como também varia a quantidade diária consumida pelo organismo. Por isso, é importante consumir o suplemento conforme as orientações dadas por um profissional.

Há muitas perguntas a respeito desse tema, especialmente entre quem frequenta academia e prática exercícios físicos regularmente. Para isso, separamos as principais dúvidas e conhecimentos acerca do tema. Confira!

O que é a creatina?

A creatina é definida como um conglomerado de aminoácidos para suplementação que serve principalmente para atuar como fonte de energia para as células responsáveis pela formação dos músculos. Por conta disso, se torna eficiente e um grande aliado no ganho muscular.

Também conhecida como ácido a-metil guanidino acético, ela é um tipo de amina que se encontra ativa em diversos alimentos assim como no organismo e no suplemento em questão. Quando está no corpo de um atleta, o aminoácido passa pela sintetização e se forma no rim, por meio de uma reação que reúne tanto a arginina quanto a glicina.

As pessoas que praticam atividade física diariamente introduzem a suplementação monohidratada na rotina, feita de um pó branco que se desfaz em água. A quantidade usada varia entre as pessoas e é este o principal fator da captação no organismo com mais ou menos incidência.

Para quê serve?

O suplemento atua como uma fonte de energia disponibilizada para as células musculares, intensificando a força e o tônus muscular. Com a suplementação de creatina, o atleta consegue adentrar em uma rotina pesada e melhorar seu desempenho físico.

Quais os benefícios desse suplemento?

De acordo com as informações encontradas na literatura científica atual, a creatina apresenta diferentes benefícios através de seu consumo diário para a prática esportiva. Como exemplo, os principais pontos positivos da suplementação de creatina são:

●     Aumento da massa muscular;

●     Otimiza a recuperação muscular;

●     Atua na prevenção de doenças como diabetes ou cardiopatias;

●     Evita a perda do tônus muscular.

Sem sombra de dúvidas, o ganho de massa muscular se torna o principal benefício para o consumo suplementar da creatina – afinal, esse acaba sendo o objetivo principal de quem realiza práticas desportivas. Há, ainda, estudos que comprovam apoio no tratamento de determinadas doenças neuromusculares.

Segundo a literatura científica, funções cognitivas e musculares podem ser otimizadas com o consumo desse suplemento em quadros de doenças como o Parkinson, fibromialgia e a distrofia. No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para efetivar as afirmações.

Com o uso diário na rotina, respeitando o seu limite máximo, é possível adquirir os efeitos desejados. Dessa forma, consumir a creatina frequentemente traz uma melhora significativa em seu desempenho físico e auxilia a modificar a composição do corpo.

supino halteres creatina

Quem pode tomar o suplemento?

O consumo de creatina é indicado para as demais pessoas que frequentam uma academia regularmente, uma vez que não tem malefícios significativos caso seja consumido na quantidade adequada, como acontece com o Whey Protein.

A creatina, por ser um suplemento ergogênico, não é recomendado para as gestantes, lactantes, adolescentes e crianças. Se necessário, conversar com um médico especializado na área é o recomendável, de modo que ele especifique as quantidades adequadas diárias.

Pessoas com uma dieta mais restritiva, como os vegetarianos, são os mais beneficiados pelo suplemento – uma vez que ocorre o aumento da creatina muscular no organismo. Além disso, por ser encontrado comumente em alimentos como carne e peixes, sua suplementação se torna de grande importância.

Creatina causa algum efeito colateral?

Atualmente, não há fundamentação científica que comprove se o suplemento realmente causa efeitos de náuseas, diarreia, câimbra, problemas renais ou distúrbios na região gastrointestinal – como muito é falado pela internet.

A depender dos sintomas, como, por exemplo, a câimbra, apenas significa que o organismo se encontra desidratado e que o treino foi mais intenso do que o corpo poderia aguentar. Ou seja, os sinais e os sintomas de que o organismo chegou ao seu limite no treino surgem, mas não estão associados diretamente com o suplemento.

Mas isso não o isenta de trazer alguns malefícios. Quando o suplemento é consumido de forma exagerada, pode promover reações nos rins do indivíduo, levando até mesmo ao quadro de toxicidade e de perda de função dos órgãos.

Isso ocorre porque, quando consumida em excesso, pode se converter em creatinina nos rins e prejudicar a filtração que ocorre no órgão. Há, ainda, sugestões de que o suplemento em excesso pode prejudicar também o fígado – entretanto, ainda são necessários mais estudos para comprovar a relação.

No geral, há plena liberdade de se consumir o monohidratado como suplemento rotineiro para complementar a sua prática esportiva. Porém, é importante conversar com o médico ou nutricionista, para saber a dose máxima que deverá ser consumida diariamente e evitar reações por superdosagem, seguindo suas orientações.

É seguro tomar creatina?

O consumo de creatina é totalmente seguro, desde que você respeite a quantidade recomendada por dia. Quando usada adequadamente, você melhora seu desempenho físico e se recupera em curtos períodos.

Com o uso diário, você conquista a hipertrofia desejada e amplia as suas cargas na academia de modo que se mantenha ativo até encerrar a prática. Para controlar o cansaço, aposte em um intervalo de um dia até se sentir completamente disposto.

Creatina incha a barriga?

A creatina não incha a barriga, porém pode ocasionar aumento de água no corpo. Na verdade, o que acontece é uma retenção líquida nas células, que não atrapalham no condicionamento físico de nenhum atleta, embora cause medo em quem visa emagrecer ou hipertrofiar.

Além disso, vale ressaltar que a creatina só apresenta efeitos em treinos físicos que estejam adequados a uma boa dieta. Se você quer conquistar mudanças corporais em alguns meses, não adianta apenas usar esta suplementação sem os combinados certos.

Onde encontrar creatina?

A 3VS Nutrition é a loja mais segura na aquisição do seu monohidratado, isto porque vende produtos de alta qualidade e sem quaisquer modificações. Você adquire mais força às suas atividades, se mantém focado na troca de carga progressiva e melhora a sua performance.

Consumir creatina diariamente proporciona efeitos benéficos ao corpo e ajuda a atingir resultados positivos em um período específico conforme as suas necessidades.

Por mais que ainda necessite de mais estudos para desvendar os efeitos colaterais do suplemento, é importante saber suas possibilidades e como evitá-las. Sabendo como consumir adequadamente, os principais benefícios e os potenciais efeitos da creatina no organismo, a prática esportiva com sua suplementação se torna mais segura e proveitosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *