O consumo do termogênico, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, cresceu cerca de 15% do ano de 2018 para 2019. E, ao que tudo indica, esses suplementos continuam em evidência e sendo consumidos diariamente como um grande aliado do emagrecimento e da perda de gordura.
De fato, alimentos e suplementos com efeitos termogênicos afetam bastante nosso corpo, afinal, aceleram o metabolismo, aumentam o calor corporal e, portanto, a queima de gordura. Mas até que ponto auxiliam no emagrecimento? Vamos identificar quais os mitos e verdades sobre os termogênicos.
O que são os termogênicos?
Os termogênicos são suplementos ou alimentos que apresentam a capacidade de aumentar a aceleração da termogênese do organismo – que é a geração de calor fisiológica capaz de interferir em nosso metabolismo.
Com o consumo de produtos como esses, a liberação de hormônios aumenta e o nosso corpo começa a queimar gordura em busca de mais energia. Embora o alimento termogênico esteja associado muito à perda de peso, ele também tem outros benefícios como aumentar a energia corporal e a estimulação de nossas atividades.
São as substâncias presentes nesses alimentos como a cafeína e a catequinas as grandes responsáveis por sua efetividade. Elas aumentam a atividade metabólica, o gasto energético e causam toda a estimulação do nosso sistema. Mas, considerando que o próprio metabolismo é uma série de atividades químicas complexas, existem diversas formas de como os alimentos termogênicos funcionam. As principais são:
● Estimulação do sistema nervoso: Uma substância termogênica clássica é a cafeína, presente na bebida e que causa o seu efeito energizante. Por isso o café é recomendado pela manhã e não à noite. A cafeína libera hormônios relacionados ao estímulo e atividade, como adrenalina, aumentando consequentemente o metabolismo;
● Aumento da temperatura corporal: Certos alimentos aumentam naturalmente a temperatura corporal. O aumento da temperatura corporal nessas condições estimula o metabolismo e um dos exemplos mais clássicos deste tipo de processo é quando consumimos pimenta e alimentos picantes;
● Metabolismo basal: O metabolismo basal dita a energia que seu corpo gasta em repouso. Mesmo quando você está descansando, seu corpo ainda funciona e gasta energia em suas funções vitais. Há alimentos que aumentam o gasto de energia neste momento, o que contribui bastante para pessoas que querem acelerar sua perda de peso;
● Aumento do metabolismo do carboidrato: Os carboidratos são moléculas muito associadas ao ganho de peso e gordura. Um dos efeitos de certos alimentos termogênicos é aumentar a sensibilidade das células à insulina. A insulina é uma substância que gerencia a forma como nosso organismo lida com as moléculas de carboidratos e as transforma em energia.
Ser um termogênico significa ter uma ou todas as funções que mencionamos acima, em especial o aumento do metabolismo, do calor corporal e estímulo das atividades biológicas.
Para que servem?
A principal função do termogênico é aumentar a termogênese e consequentemente o nosso metabolismo, estimulando a atividade e a transformação dos recursos corporais em mais energia. Entre esses recursos estão a própria gordura, que nada mais é do que energia acumulada e não gasta pelo corpo.
Cada pessoa tem um tipo de metabolismo e a transformação de gordura em energia varia bastante de indivíduo para indivíduo. É impossível mudar seu metabolismo de maneira drástica, mas com os alimentos e suplementos termogênicos é possível interferir, e como já mencionamos, estimulá-lo.
Além do gasto da gordura, produtos que aceleram o metabolismo dão mais disposição a quem os consome. Um exemplo prático é como um café pela manhã pode ser uma verdadeira benção e parece ativar todo nosso corpo e chamá-lo à disposição. Porque de fato chama, a cafeína estimula o sistema nervoso e até mesmo funções cardiovasculares são alteradas.
Portanto, se você precisa de disposição e mais energia para realizar suas atividades diárias ou mesmo para atividades específicas como treinar e praticar exercícios, um suplemento termogênico irá te auxiliar.
Quais os principais tipos de termogênicos?
Existem dois tipos de termogênicos: os naturais, que são alimentos que podemos consumir em nossas refeições, e os suplementos termogênicos, industrializados e concentrados em pílulas ou cápsulas, e ambos têm seu valor.
Por mais que os suplementos não sejam naturais, desde que você compre um de qualidade, eles são seguros e bem vindos. Poupam trabalho e podem até ser mais cômodos, uma vez que ninguém deseja fazer exercícios com o estômago cheio de pimenta e café. Porém, praticar exercícios após tomar um suplemento é muito mais confortável.
Já os alimentos termogênicos existem aos montes. Sua função termogênica é reduzida em comparação com os suplementos concentrados, mas ainda são importantes e podem ser integrados em sua dieta. Os principais são:
● Café;
● Chá verde;
● Pimentas;
● Gengibre;
● Açafrão;
● Canela;
● Brócolis;
● A fruta do guaraná;
● Abacate;
● Aveia;
● Castanhas.
Se você deseja aumentar seu metabolismo e adotar uma vida mais cheia de energia, invista nesses alimentos naturais.
Termogênicos ajudam a emagrecer?
Os termogênicos são grandes auxiliares no emagrecimento. Ao influenciar a termogênese e o metabolismo, esses produtos podem até mesmo ajudar a queimar calorias enquanto você está em repouso por meio do aumento do metabolismo basal, como comentamos.
No entanto, vale ressaltar a necessidade dos termogênicos serem consumidos com inteligência. Há pouca vantagem ou benefícios em consumir um termogênico sem atividade física e alimentação balanceada. É preciso integrá-lo a uma vida onde há outros elementos que favorecem a perda de peso.
Como eliminam a gordura?
O modo como os termogênicos auxiliam a queima de gordura é por interferência e influência no metabolismo, como já explicado, e também por tornarem seu corpo mais sensível à insulina.
Como mencionamos, a insulina administra o carboidrato em seu organismo. Quanto mais sensível à sua ação seu corpo estiver, melhor os carboidratos são processados e transformados em energia. Produtos termogênicos aumentam essa sensibilidade e transformam os carboidratos em disposição.
Os termogênicos têm cafeína?
Para que um produto seja considerado termogênico, ele não precisa necessariamente ter cafeína. Porém, esta é uma substância termogênica clássica, presente em inúmeros alimentos e bebidas com esse efeito e também em suplementos.
Se você não pode ou simplesmente não quer consumir cafeína, então leia atentamente as informações de um suplemento antes de comprá-lo para não tomar um que contém a substância.
Quando usar os termogênicos?
Termogênicos devem ser consumidos quando se quer aumentar a disposição, o gasto de energia e em consequência a perda de peso.
Lembre-se que o seu metabolismo é responsável por regular como seu corpo lida com a energia. Se você acostumar seu sistema biológico a um ritmo lento, ele terá um gasto de energia muito aquém do esperado e facilidade para acumular gordura. O contrário também é verdadeiro e claro que estamos excetuando situações onde o sistema metabólico segue seu ritmo natural e se autorregula.
Com o consumo de produtos metabólicos você coloca o sistema metabólico para funcionar, e transforma gordura em energia. Seja com o intuito de emagrecer ou de ganhar disposição.
Como usar os termogênicos?
O suplemento termogênico deve ser consumido antes da atividade física. Deste modo você aproveita o ganho de energia para realizar seus exercícios ao mesmo tempo que o gasto de energia será maior durante o período em que o suplemento faz efeito, favorecendo a queima de gordura.
Já os alimentos com o mesmo efeito podem ser integrados em suas refeições diárias e rotineiras, sendo consumidos no jantar, almoço e lanche.
Porém, tome cuidado com o consumo de produtos termogênicos à noite, pois devido ao seu efeito estimulante podem atrapalhar seu sono e descanso.
Quanto tempo leva para o termogênico fazer efeito?
Se você consumir a quantidade de termogênico adequada para seu corpo, seus efeitos começarão a ser sentidos dentro de alguns minutos, geralmente meia hora.
Porém, isso pode variar de acordo com seu peso, tamanho, quantidade do produto ingerido e a forma como seu sistema metabólico costuma se comportar. Portanto, para uma melhor previsão, um nutricionista deve ser consultado.
Os produtos termogênicos são importantes e podem, sim, auxiliar no emagrecimento. Porém, sua ajuda é pouca caso não sejam combinados com atividades físicas e uma alimentação balanceada.