Treinar intensamente na academia ou crossfit faz o seu corpo ficar fatigado e como os músculos micro lesionados precisam de ajuda para ter uma pronta recuperação, o consumo de Whey Protein pode ajudar você.
Este suplemento, por possuir características benéficas ao organismo, se tornou um dos produtos mais procurados por atletas que querem cuidar do corpo após horas ativas praticando exercícios.
Como o Whey Protein ajuda na recuperação muscular?
O consumo do proteico auxilia a recuperar os músculos porque age diretamente nas microlesões causadas nos tecidos durante treinos de alta intensidade realizados durante a musculação.
A proteína presente no soro de leite tem uma absorção rápida e ao entrar em contato com o seu organismo, atua em prol de sua recuperação, auxiliando a minimizar os incômodos musculares e a fadiga apresentada no pós-treino.
Quanto tempo leva para o whey protein começar a fazer efeito no corpo?
Com função imediata logo após o seu consumo, o Whey Protein faz com que o seu corpo realize a quebra proteica, transformando-o em aminoácidos que ficam ativos no organismo. No entanto, os efeitos demoram a ser percebidos fisicamente e será necessário aguardar um período entre 4 a 8 semanas.
Avalie também como é o seu cotidiano na academia, os tipos de exercícios realizados e o tempo que você permanece ativo. Com esta análise feita, você adquire o produto correto para consumir em sua casa após horas de treinos pesados e voltar nos próximos dias com mais energia e disposição.
Pode tomar whey no tempo de descanso?
Após o treino ou nos dias em que você não frequentar a academia, é possível consumir o Whey Protein, pois a suplementação deve permanecer ativa mesmo nestes intervalos, da mesma forma que você segue com a sua dieta nos finais de semana.
Durante os períodos de descanso, é quando o seu corpo começa a desenvolver a massa muscular e realizar o processo de recuperação, portanto, o suplemento precisa ser tomado para garantir que os efeitos esperados sejam visíveis futuramente.
Além disso, para os dias de mais demandas no trabalho ou faculdade, pode acontecer de você não ter tempo disponível para se alimentar devidamente e o Whey Protein é o produto ideal para complementar a sua dieta.
Whey protein tem efeito colateral?
O suplemento pode ocasionar efeitos indesejados caso você o consuma em excesso, inadequadamente e sem o devido acompanhamento de seu nutricionista. Em casos como este, é possível ocorrer sobrecarga nos rins, cólicas, diarreia, gases, entre outros.
Pode acontecer do Whey Protein fazer você aumentar de peso se não fizer a escolha adequada do produto, já que existe a versão hipercalórica, feita exclusivamente para pessoas que precisam aumentar o peso com mais saúde.
Vale ressaltar que a ingestão do proteico por pessoas que sofrem de intolerância à lactose pode trazer problemas intensos à saúde. Em casos como este, o mais adequado é verificar o tipo de Whey que você está consumindo para minimizar os sintomas, que são:
- Cólicas;
- Indigestão;
- Diarreia;
- Gases.
O organismo de pessoas que sofrem com a intolerância não consegue digerir da maneira adequada os compostos presentes no soro do leite e isto se deve pela dificuldade de produzir na quantidade certa a enzima lactase, responsável pela quebra da lactose.
Para quem o whey protein é indicado?
Não existe restrição para o consumo, portanto, você e diversas pessoas podem incluir o Whey Protein na rotina e ingerir mesmo se não realizarem atividades físicas com tanta frequência, como o caso de idosos e pacientes que passaram por uma cirurgia de bariátrica.
Caso a sua intenção seja a de atingir a hipertrofia com saúde, sem deixar nenhum dos benefícios do suplemento de lado, o Whey é o mais adequado para auxiliá-lo a cumprir as suas metas e fazê-lo aumentar a massa muscular ao longo dos meses.
Além disso, por haver diferentes tipos de proteico disponíveis no mercado, é de extrema necessidade verificar quais dos modelos possuem absorção mais rápida para você incluir em sua rotina e fazer o uso adequado.
Quantas vezes se deve tomar whey por dia?
Você pode consumir o whey uma vez por dia, após o seu treino, para complementar a sua dieta. Não é necessário usar o suplemento três vezes ou mais no mesmo dia para não atrapalhar o seu objetivo ou lidar com problemas de saúde.
Evite fazer a ingestão acima de vinte e cinco gramas do Whey de uma única vez porque não haverá efeitos extras. Assim, o mais correto é seguir o valor prescrito por seu nutricionista durante as consultas para o seu tipo de caso.
O Whey Protein não pode ser visto como um alimento, pois a sua função principal é atuar como um suplemento para ser aplicado em momentos muito específicos de sua rotina, como no pós-treino para auxiliar a sua recuperação.
Tipos de whey
No mercado, você encontra os mais diferentes tipos de Whey para incluir em sua rotina, consumir e obter todos os benefícios esperados. Dentre os três mais procurados, o concentrado é o mais comum e mais usado por diversos esportistas.
Antes de fazer a sua compra, consulte um profissional de sua confiança para entender as necessidades do seu organismo e quais as quantidades adequadas de Whey Protein que você precisa consumir ao longo dos dias.
Whey Protein Concentrado
A versão concentrada possui 80% de composição advinda do soro de leite e é complementada por carboidratos e gorduras. Este é o produto que passa por um processo de filtragem simples, possuindo moléculas um pouco maiores que levam mais tempo para serem absorvidas pelo organismo.
Além disso, por haver uma digestão mais lenta, você pode aplicar Whey Protein Concentrado em seu cotidiano antes e depois de todos os seus treinos, porém, respeitando as porções inseridas em suas preparações.
Whey Protein Isolado
Se você quer mais concentração proteica, o whey protein isolado é o que mais se destaca, pois contém 90% de proteína, o deixando em uma versão mais limpa, com poucos índices de gorduras ou carboidratos — versão recomendada a quem sofre de intolerância à lactose.
A filtragem quebra as moléculas em partes bem pequenas, o que auxilia o corpo a absorver em pouco tempo o Whey. É uma opção perfeita para suplementar no pós-treino porque é o período em que os músculos precisam se recuperar após os exercícios.
Whey Protein Hidrolisado
Para obter efeitos mais rapidamente em seu corpo, o Whey Protein hidrolisado (95% de proteínas) é o que passa por uma melhor absorção no organismo. Isto é possível pelo procedimento de hidrólise no qual o produto passa durante a fabricação em que ocorre a quebra das partículas em tamanhos menores que o isolado.
Como tomar whey protein
Ao seguir as ordens de seu médico, faça a ingestão de dez gramas diárias através do seu scoop e misture em água, vitaminas ou receitas que sejam de seu agrado e fáceis de preparar.
Atualmente, há diferentes métodos de preparação que podem ser seguidos, como os shakes ou smoothies que, além de serem saborosos, são rápidos de fazer e você pode consumir após os exercícios na academia.
Onde comprar whey protein?
Existem muitas lojas no mercado que vendem o Whey Protein e você encontra diferentes opções para escolher. Tenha em mente que a sua compra precisa refletir diretamente em suas necessidades, como hipertrofia ou perda de peso.
Além disso, sempre avalie os tipos de sites que possuem o suplemento e sejam criteriosos em sua pesquisa. Compre somente com marcas conhecidas, que já tem autoridade no mercado e possuem excelentes avaliações na internet, como é o caso da 3VS Nutrition.
O Whey é um dos produtos mais procurados por esportistas devido a seus benefícios para a saúde, como a recuperação muscular e aquisição de força ao longo dos treinos, portanto, incluí-lo em sua rotina é de extrema importância.